quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Sonhos de um mundo (ir)real



Com o tempo aprendemos muitas coisas. Uma delas é que até aquilo, ou aqueles, que não gostamos, podem nos surpreender. E positivamente.

http://www.youtube.com/watch?v=Sp5iliX3UTw

Esse é um link do clipe "Vilarejo" da Marisa Monte que vi recentemente e, clichês à parte, me fez chorar (quem me conhece sabe que isso é um tanto raro) e passar minutos imóvel em frente ao computador.

Confesso não gostar das baladinhas chorosas da cantora e menos ainda do experimentalismo "Triobalista", mas devo admitir que, dessa vez, eles têm, incoerentemente, meus modestos aplausos.

A música da Marisa, Antunes, Brown e Pedro Baby, mesmo com sua melodia suave e de uma poesia bucólica, junto às amargas imagens do vídeo, tem a força de uma bofetada. E aí está o elogio.

Essa estratégia de “Olhem! O mundo tá acabando e o q você vai fazer?” não é um recurso de vanguarda. Ainda assim, para mim, os louros do trabalho não estão só na insistência de retratos de uma realidade cruel e latente, com um roteiro e direção de fotografia cuidadosos de Andrucha e Cia, que resultam num deja vù social bem feito, triste e necessário.

Os méritos do trabalho surgem dessa antítese sinestésica. Um paradoxo de uma canção utópica que traz paz e esperança, diante de formas que causam no mínimo um leve incômodo, até em reaças de direita.

Já ouvi e assisti dezenas de vezes. Gostei. O difícil é tirar o gosto amargo da boca depois.

1 Comentários:

Blogger Renata Brito disse...

Oi Cabeça!
Esta música é linda, fui no show da Marisa deste CD mas ainda não tinha visto o clip.. bacana!
Vê se atualiza este blog.. parece eu, pô!
bjoo, saudade!

6 de mar. de 2007, 16:47:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial